Futebol de botão ou futebol de mesa?

Quando o inglês Charles Miller trouxe o "football" para o Brasil, jamais poderia imaginar que um dia seria jogado sobre uma mesa, com jogadores feitos de acrílico. Embora não seja possível precisar quando surgiu o futebol de mesa, é certo que Geraldo Cardoso Décourt, um dos grandes precursores e divulgadores do que nós conhecemos hoje como futebol de mesa, por volta de 1928, lançou o primeiro livro de regras publicado.

Muito praticado nos anos 70 e 80, o jogo de botão vive uma outra realidade atualmente, virou futebol de mesa. E, apesar de alguns continuarem chamando-o de futebol de botão, o futebol de mesa hoje é esporte. O que não mudou com o passar do tempo foi a magia existente no futebol de mesa, que permite ao técnico (botonista) escalar um time com diversos craques, do presente e do passado, ou até jogar ao lado deles.

Por transportar dos estádios para uma mesa a emoção do futebol é que muitos se apaixonam por este esporte que, ainda hoje, consegue conquistar, encantar os apaixonados pelo futebol e ser praticado em todo o país. Além disso, as diferenças de idade ou de sexo não impedem a prática do futebol de mesa, podendo ser praticado entre jovens, adultos e idosos, entre homens e mulheres.

Reconhecido como esporte em 1988, com a coexistência de algumas modalidades, o futebol de mesa revela seus craques em torneios entre amigos, em clubes e federações onde o importante é o prazer de jogar, competir e fazer amigos.

* * *